Pesquisar neste blog

domingo, 11 de outubro de 2015

Renascimento

O Renascimento foi um nome dado a renovação cultural, artística e cientifica que ocorreu no século XV e XVI, seus valores eram o antropocentrismo, individualismo, classicismo, naturalismo, experiencialismo e espírito crítico. Ele começou na Península Itálica e depois se espalhou por toda a Europa. Uma das marcas do renascimento foi o nudismo nas pinturas e esculturas, e isso tinha a ver com o estudo cientifico do corpo humano. A sensação de profundidade nas obras da época tinha a ver com a ciência, para criar esse efeito os pintores usavam a geometria.
O Nascimento de Vênus por Sandro Botticelli 

A Escola de Atenas por Raffaelo Sanzio.

Leonardo Da Vinci é considerado a expressão máxima do Renascimento. Além de pintor Da Vinci era mecânico, anatomista, escultor, arquiteto, escritor e projetista militar. Outros nomes importantes dessa época foi Copérnico que elaborou a teoria de que a Terra era uma esfera. Galileu Galilei, foi um cientista perseguido pela inquisição católica, por causa de uma teoria que dizia que a Terra girava em torno do Sol.

Quadro "Monalisa" por Leonardo
Retrato de Galileu Galilei.
Copérnico 
 Três descobertas muito importantes que ocorreram no renascimento foi a utilização pelos europeus da pólvora e a bússola que já tinham sido criadas pelos árabes. A criação da imprensa por Gutemberg, em 1450, que permitiu a facilidade de impressão dos livros, ficando mais barato, sendo assim, mais e mais pessoas começaram a ter acesso ás publicações. Trazendo mais conhecimento a população.
Prensa manual de Gutemberg.

 bussola militar criada por Galileu Galilei foi um importante instrumento em uso a partir do final do século XVI até o século XIX. Ela tem quatro peças, duas pernas com um pivô (articulação), um quadrante e uma braçadeira (a parte curva no final da perna), que permite a bússola para funcionar como um quadrante artilheiro.

Todo esse desenvolvimento aconteceu principalmente nos países baixos e na Inglaterra, a atividade artesanal e a manufatura de tecidos deram um grande avanço econômico na época. A mineração se desenvolveu com a utilização de inventos mecânicos. Com muito dinheiro circulando e com o lucro intenso do comércio entre os povos, A Europa gerou riquezas que deram origem ao capitalismo comercial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário